Funeral

Funeral é a cerimônia, religiosa ou não, tradicionalmente adotada para a despedida de um ente querido logo após seu falecimento, o funeral antecede o sepultamento ou cremação.

As cerimônias fúnebres diferem conforme os costumes dos diferentes países e povos. Desde a Antiguidade, porém, algum tipo de cerimônia ou rito tem estado ligado à morte. As principais finalidades desses ritos têm sido homenagear e recordar a passagem da pessoa falecida entre os que ficam e se despedir.

Entre os preparativos do funeral, estão a definição o local onde será velado, a duração do velório (em média 24 horas após o falecimento), o translado para o local escolhido, o uso ou não de paramentos religiosos, a presença de um celebrante religioso, realização de missas ou cultos, ornamentação com flores, e não menos importante a preparação do falecido para o velório.

As funerárias são empresas especializadas em todos os itens acima mencionados, mas em especial no cuidado com a pessoa que partiu. Os agentes funerários além do translado seguro com materiais e equipamentos específicos para atividade, cuidam de todos os detalhes ligados a aparência e apresentação, fornecendo amparo e apoio a família neste momento delicado.

Quando é preciso
contratar uma funerária?

A contratação de uma funerária é obrigatória em qualquer situação de falecimento, independentemente do local do óbito (hospital, residência, casa de repouso, via pública, etc.) ou da opção entre sepultamento e cremação.

Este processo de atendimento das funerárias é fiscalizado e credenciado pelas prefeituras dos municípios.

As funerárias credenciadas pelo município são as únicas habilitados para transladar, preparar e acompanhar a pessoa falecida durante todo o processo e tratativas de despedida.

Para os casos em que a Declaração de Óbito é emitida por um médico legista do IML, uma funerária precisa ser acionada para dar continuidade ao atendimento após a conclusão dos procedimentos legais.

Nossa equipe está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O que faz uma
funerária?

As funerárias são empresas especializadas no atendimento de famílias que tiveram o falecimento de um ente querido. Para realizar estes serviços a equipe da funerária é formada por agentes funerários treinados e que operam veículos, equipamentos e materiais especiais para cada situação de óbito.

Nas funerárias do Grupo Jardim da Saudade nossa equipe junto de instalações modernas, privativas e confortáveis, dispõe de uma gama de opções para atender aos pedidos da família e realizar os últimos desejos da pessoa que partiu, desde vestimentas, local de despedida, tipo de celebração entre outras especificidades.

Como diferencial do Grupo Jardim da Saudade os clientes são atendidos por uma equipe preparada para fornecer à família informações sobre Sepultamento e Cremação. Esta facilidade ocorre pois o grupo é formado por unidades que atuam em cada um destes segmentos, o que dá expertise para fornecer e apoiar a família com informações precisas sobre todo o processo, auxiliando na tomada desta importante decisão.

Conheça nossas unidades

Fique atualizado, cadastre-se!