Série Sessão Terapia – Desânimo e Mau Humor Durante a Quarentena EP1

Série Sessão Terapia – Desânimo e Mau Humor Durante a Quarentena EP1
16 de junho de 2020 Jardim da Saudade
Em Série Sessão Terapia

A Importância do Humor na Vida e no Trabalho – por Maryana Rodrigues

Uma coisa é fato, não há separação de vida pessoal e profissional.

Somos únicos, os sentimentos que permeiam a nossa vida pessoal caminham até o profissional e vice versa. Precisamos estar bem e ponto final, não existe essa história de “não misturo minha vida pessoal no trabalho”. Você é sua vida pessoal em qualquer lugar! Relatar o que acontece dentro dela, já é outro ponto, o fato aqui é que você é um ser único em qualquer situação.

Já que somos únicos, para sermos mais produtivos no trabalho, precisamos estar bem – principalmente nessa quarentena.

O seu foco deve ser em estar bem, com a sensação de bem estar positiva. Mas como se faz isso em meio a tantas notícias tóxicas, a “infoxicação”?

Precisamos estar conscientes e endereçar nossos pensamentos para uma mudança de lente e principalmente se nutrir de informações boas que não nos intoxica.

Eu desconheço qualquer benefício do mau humor. Não há ganhos relacionais e nem fisiológicos, visto que o mau humor acarreta o disparo de vários hormônios desprazerosos, como o cortisol.

humor nada mais é no que a nossa sensação de bem estar. Se você está com ela pra baixo, você está de mau humor, se está com ela pra cima está de com humor.

E como subir a seta do humor para potencializar a sensação de bem estar? Antes de saber os caminhos, precisamos saber que teremos altos e baixos, o que nos traz equilíbrio. Nada nos extremos é positivo, não busque a felicidade constante, busque sofrer menos, assim terá um caminho mais alcançável – a felicidade constante é utopia!

Quer combater o desânimo, pensamentos destrutivos, sensação de mal-estar? Então crie uma rotina positiva!

Coloque diariamente no seu dia práticas que elevem a sua sensação de bem estar, como: falar com pessoas que te fazem rir, elogiar alguém, ver fotos de momentos bons, ouvir uma música vibrante, se nutrir de notícias boas, pense numa prática positiva que você pode incluir no seu dia.

O hábito positivo fará que você sempre “rode com o tanque cheio”, para que, no momento de estresse, você esteja abastecido e consiga se recuperar rapidamente.

Quando não estamos abastecendo nosso tanque com hábitos positivos, no momento de exaustão você simplesmente paralisa, pois o seu corpo e mente não tem de onde tirar energia, e chegamos naquele momento de choro sem sentido, de cansaço excessivo e irritabilidade.

O estresse tem três fases: o alerta, a resistência e a exaustão. Não deixe chegar na exaustão, escute os pequenos sinais de alerta, uma pequena tristeza, um cansaço fora hora já nos dá a consciência de que precisamos abastecer.

Faça o seu abastecimento diariamente, para que o seu corpo fisiológico te dê de presente hormônios prazerosos da felicidade. São eles:

  • Endorfina: analgésico natural, que alivia a dor.
  • Oxitocina: hormônio dos vínculos emocionais.
  • Dopamina:  responsável por sentimentos como amor.
  • Serotonina:  atua regulando o humor.

 

Uma simples mudança de hábito lhe dará de presente uma energia diferente para você potencializar sua sensação de bem, que automaticamente lhe fará mais produtivo e mais feliz.

Compartilhe