Quais são os direitos e deveres de filhos que cuidam de pais idosos?

Quais são os direitos e deveres de filhos que cuidam de pais idosos?
5 de outubro de 2022 Matheus Lós

Quais são os direitos e deveres de filhos que cuidam de pais idosos?

 

Nos primeiros anos de vida de uma pessoa, é dos pais a responsabilidade de cuidar, educar e proteger os seus filhos. Quando os pais chegam na terceira idade esse papel muda, pois idosos também necessitam de atenção e cuidados especiais. 

Esse momento pode ser muito difícil para pessoas que não estão preparadas para enfrentá-lo. Além da carga emocional envolvida no processo de entender que alguém que sempre foi independente agora precisa da sua ajuda, cuidar dos pais pode envolver também complicações burocráticas, financeiras e até mesmo médicas que muitas famílias ainda não conhecem. 

Por isso, é muito importante saber quais são os direitos e deveres dos filhos que cuidam de pais idosos para conseguir se planejar para essa etapa da vida. Informa-se é o primeiro passo para garantir que os últimos anos das pessoas que você mais ama sejam vividos com dignidade, amor e saúde. 

 

Quais são os direitos e deveres?

 

Cuidar dos idosos não é apenas um dever ético e moral com aqueles que nos criaram, mas também uma obrigação jurídica de toda a família que, assim como o Estado, não pode abandonar pessoas que estão fragilizadas e precisam de auxílio para realizar suas atividades diárias. 

O tipo de cuidado exigido vai variar de acordo com o contexto de cada pessoa. Por exemplo, se o idoso possui alguma doença degenerativa, ele vai precisar de cuidados constantes de enfermeiros e médicos, ou até mesmo precisará ficar em uma casa de repouso específica. 

Se ele não consegue tomar decisões financeiras referentes aos seus bens é essencial que alguém da família, podendo ser um filho, neto ou irmão mais novo, assuma a sua tutela legalmente. 

Caso a pessoa esteja lúcida e consegue tomar decisões sozinha, talvez precise apenas de ajuda para se locomover ou realizar algumas atividades específicas como a limpeza da casa e o preparo de refeições. Nesses casos é importante respeitar a autonomia dos seus pais enquanto garante que eles estão recebendo todo auxílio necessário. 

 

Como se preparar para esse momento? 

 

Quando buscamos entender quais são os direitos e deveres dos filhos que cuidam de pais idosos, pensamos logo em planejamento, principalmente financeiro. Há países que pagam uma licença remunerada específica para esse tipo de cuidado essencial. No Brasil, entretanto, ainda não há nada na nossa legislação que garanta esse auxílio financeiro.  

O único benefício existente é o auxílio de acompanhamento do INSS, que aumenta a aposentadoria em 25% para que o idoso possa pagar os seus cuidadores. Considerando que muitas vezes essa ajuda é insuficiente para remunerar profissionais capacitados, é importante que a família se planeje financeiramente para pagar as despesas médicas e logísticas que cuidar de alguém requer. 

Por isso, é essencial se prevenir nos aspectos mais importantes, realizando aquilo que está ao seu alcance para garantir conforto e saúde aos seus pais nesse momento da vida.  

 

Conheça uma empresa que está pronta para acolher você e a sua família!

 

Além do planejamento financeiro para custear despesas médicas durante a terceira idade, outro tipo de prevenção muito importante nesses momentos é a contratação de um plano funerário.

O Grupo Jardim da Saudade possui um atendimento especializado com profissionais que estão prontos para te receber e indicar o produto correto de acordo com as suas necessidades preventivas. 

A empresa possui um documento chamado “Legado da vida”, que ajuda sua família a se preparar quanto aos temas preventivos à morte. 

O cemitério Jardim da Saudade foi desenvolvido para trazer paz e conforto físico, mental e espiritual para todos.

 

Confira o site do Grupo Jardim da Saudade e saiba mais sobre os serviços oferecidos!