O que é sepultamento e como organizar um? Confira todas as informações importantes!

O que é sepultamento e como organizar um? Confira todas as informações importantes!
5 de outubro de 2022 Matheus Lós

O que é sepultamento e como organizar um? Confira todas as informações importantes!

 

Grande parte das pessoas sabem o que é sepultamento e como ele é realizado, pois já estiveram em um velório. Quando acontece com alguém da família, porém, é normal ficar em choque, não saber quais são as ações necessárias para organizar as homenagens e garantir que tudo ocorra da melhor forma.

É essencial ter conhecimento sobre as burocracias e os custos que envolvem todo o processo do velório e da despedida. Afinal, estar bem-informado é a melhor forma de se preparar para esse momento difícil da vida. 

Confira todas as informações importantes que você precisa saber sobre o sepultamento. 

 

O que é sepultamento?

 

O sepultamento é ato de enterrar e homenagear a pessoa de quem você está se despedindo. Portanto, muito além de enterrar um ente querido, o sepultamento consiste em organizar o velório em um local adequado, convidando pessoas que eram próximas de quem faleceu para uma cerimônia coletiva onde todos expressam o seu amor, compartilham memórias e se despedem. 

Para entender o que é sepultamento é necessário compreendê-lo como um ritual que exige preparo e organização por parte da família. Por mais que seja difícil falar sobre isso durante a nossa vida, é essencial ter um bom planejamento funerário que defina o local ideal, as cerimônias que serão realizadas e a forma como o corpo será enterrado.  

 

 Como organizar o sepultamento?

 

Para começar o processo de sepultamento, a família precisa passar por algumas questões burocráticas que vão exigir gastos e uma boa organização de documentos.

O primeiro é o atestado de óbito, que é feito no hospital ou por uma unidade de saúde caso a morte tenha ocorrido em casa. Depois, é necessária a emissão da certidão de óbito que é feita no cartório onde ficará registrado o falecimento. 

Após regularizar esses documentos, é hora de entrar em contato com uma boa funerária para começar a despedida. A empresa realiza o transporte do corpo até o local e fica responsável por guiar e acolher a família explicando quais são as opções disponíveis para conduzir a cerimônia. 

Seus profissionais especializados estarão prontos para tirar dúvidas e indicar qual é a melhor forma de organizar o sepultamento, caso essa seja a escolha dos familiares. 

Para facilitar todas essas etapas, investir em um plano funerário é uma excelente alternativa. Assim, fica mais fácil focar nas questões emocionais que envolvem o luto familiar, deixando a burocracia para quem entende da área.

 

Conheça uma empresa pronta para acolher a sua família!

 

O Grupo Jardim da Saudade possui atendimento especializado e focado no acolhimento e respeito às memórias da família. 

A empresa, que já recebeu o prêmio de qualidade e excelência pela ACEMBRA/SINCEP, possui uma equipe capacitada e preparada para atender com profissionalismo e oferecer um sepultamento digno do seu ente querido. 

O cemitério Jardim da Saudade oferece inúmeras possibilidades de contratação e personalização para o cerimonial de despedida, cumprindo sua missão de eternizar as memórias daqueles que deixaram saudade!

 

Confira o site do Grupo Jardim da Saudade e saiba mais sobre os serviços oferecidos!