Dia de Finados: conheça a origem dessa data especial!

Dia de Finados: conheça a origem dessa data especial!
29 de julho de 2022 Matheus Lós

Dia de Finados: conheça a origem dessa data especial!

 

Todos os brasileiros sabem que no dia 2 de novembro nós comemoramos nacionalmente o dia de finados. Esse momento, que para alguns pode parecer apenas mais uma celebração do nosso calendário de feriados, é extremamente importante para aqueles que já passaram pela dor de perder um ente querido. 

Tendo a sua origem em celebrações antigas da cultura cristã e também nas celebrações dos povos pré-colombianos, esse dia possui significados culturais diversos em muitos países, e representa também um momento de acolhimento e celebração da vida para muitas famílias que já precisaram se despedir de alguém. 

Portanto, é importante conhecer mais sobre essa festa e entender como ela pode ajudar no seu processo de luto, 

Celebrar os mortos tem sido historicamente uma das formas de garantir que a nossa sociedade consiga conviver com esse processo, entendendo que faz parte da nossa vida e que deve ser encarado de forma natural e coletiva, para que eventualmente possa ser superado. 

Siga a leitura e conheça um pouco sobre a origem e os significados dessa data tão importante. 

 

Qual é a origem desse feriado?

 

Conhecido no mundo inteiro através de diferentes crenças e tradições, o dia de finados teve sua origem na cultura asteca, onde povos indígenas homenageavam o deus Mictlantecuhtli, conhecido como o Senhor do Reino dos Mortos. 

Por isso, até hoje essa data é tão importante para os mexicanos, que comemoram o “Dia de Los Muertos” com festas, atrações, comidas e bebidas típicas, além de roupas e maquiagens que você provavelmente já deve ter visto, pois são conhecidas no mundo inteiro pela característica caveira mexicana.

Para além do México, outros países também celebram esse momento, mas em datas diferentes, como Japão, que comemora o festival Obon entre os dias 13 e 15 de julho para celebrar os espíritos dos antepassados, e a Nigéria onde os Igbos celebram os mortos entre setembro e abril pois acreditam no seu renascimento. 

Aqui no Brasil, a origem e os significados dessa celebração são voltados para a tradição católica que começou na Roma Antiga. 

 

Por que a igreja católica comemora no dia 2 de novembro?

 

Apesar de já existir, desde o século V, o costume de reservar um dia no ano para rezar pelos mortos, segundo registros históricos, o dia 2 de novembro só foi estabelecido pela igreja católica no século XIII. 

Essa data foi escolhida por vir depois do Dia de Todos os Santos, que é comemorado no dia 1º de novembro, e segundo o Vaticano celebra os que morreram depois de se deixarem atrair pela proposta divida. Além disso, essa data também foi escolhida porque já era celebrada na cultura celta, que foi incorporada aos costumes tradicionais dos antigos romanos.  

Portanto, o dia dos finados surgiu com esse objetivo de continuar com as comemorações religiosas e as homenagens feitas pelos familiares que querem se sentir mais próximos daqueles que se foram. 

Assim, anualmente aqui no Brasil as famílias se reúnem para rezar e visitar o túmulo levando flores e velas. Além disso, são promovidos eventos em cemitérios e igrejas para reunir todos em um momento especial de reflexão.

Mesmo que tenha celebrações diferentes, que são características da forma que cada cultura lida com a morte, o que todos esses países têm em comum é o significado universal de que é importante respeitar e celebrar aqueles que não estão mais com a gente. Pois, entender que o luto faz parte da vida independente da sua crença religiosa é essencial para conseguir superá-lo. 

Além disso, o dia dos finados também celebra todas as pessoas que já morreram, mostrando que mesmo que ninguém próximo seu tenha ido ainda é importante estar perto de quem precisa nesse momento.  

 

 

Conheça uma empresa acolhedora que está ao seu lado nessa data!

 

O Grupo Jardim da Saudade possui um atendimento especializado focado no acolhimento e respeito às memórias da família. 

A empresa, que já recebeu o prêmio de qualidade e excelência pela ACEMBRA/SINCEP, comemora todo ano o dia dos finados com um evento onde as famílias podem assistir uma missa em homenagem aos seus entes queridos e aproveitar atrações especiais como a soltura de balões, foodtrucks, entre outros. 

Além disso, o cemitério Jardim da Saudade foi desenvolvido para trazer paz e conforto físico, mental e espiritual para todos, independente de religião. 

 

Confira o site do Grupo Jardim da Saudade e saiba mais sobre os serviços oferecidos!